Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Originária das antigas terapias orientais, as compressas aromatizadas são formadas de tecido de algodão que contém no seu interior ervas medicinais aromáticas com propriedades relaxantes e estimulantes, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico desejado, equilibrando a energia interior e trazendo bem estar. O calor aplicado também vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios pela termoterapia. Os benefícios são inúmeros: relaxamento profundo, combate às situações de elevado stress, melhora do sono, alívio do cansaço, facilitação da oxigenação da pele, ajuda eficazmente no tratamento de doenças neuromusculares e sistêmicas, aumenta a circulação sanguínea, alivia dores de articulações, reumáticas e dores na coluna, entre outros...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quando utilizar Compressa Quente ou Fria?

Esta é uma dúvida que persegue as pessoas que fazem uso de Termoterapia (seja ela quente ou fia) e por isso estamos aqui para dar dicas e esclarecimentos sobre o caso:


A compressa pode trazer alívio imediato para diferentes tipos de dor.
Quando você se machuca ou sente uma dor aguda, utiliza compressa quente ou fria?
Acertou se respondeu a segunda opção.

As compressas frias são indicadas principalmente para contusões na fase mais crítica. A aplicação pode diminuir a dor muscular e facilitar a movimentação da articulação afetada. É importante lembrar que de forma alguma deve se colocar o gelo em contato direto com a pele (ele precisa estar em um plástico ou envolto em um tecido – alerta o especialista Linus Pauling Fascina, superintendente médico do hospital SEPACO).

“A baixa temperatura, utilizada até 48 horas após a lesão que não tenha ferida aberta, diminui a percepção da dor, o risco da inflamação e a quantidade de sangue no local, o que evita inchaço. Ao adotar a compressa quente nessas condições, você pode provocar o efeito contrário.” – Fisioterapeuta Alexandre Dias Gabriel, da clinica Physio Center Barra, Rio de Janeiro.

O Calor transmitido pelas compressas quentes, emite ondas que agem nos tecidos e relaxam a musculatura. Geralmente, o calor é utilizado em casos crônicos, são muito indicadas para aliviar cólicas, dores recorrentes nos músculos e juntas. Ele ativa a circulação do sangue e pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.

Quando utilizadas, compressa quente ou fria, deve ser aplicada de duas a três vezes ao dia.